segunda-feira, 18 de setembro de 2017

DIRETORA ARTÍSTICA NELMA DARZI FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DAS TÉCNICAS TEATRAIS PARA O BALLET

Existem muitas práticas artísticas que parecem andar juntas, como é o caso do ballet e do teatro. Neste tipo de dança, bailarinos sobem ao palco para interpretar uma história, combinando música, coreografia e técnicas teatrais. É por isso que muitos bailarinos têm buscado por aulas de teatro para complementar sua formação.

Nelma Darzi, diretora artística da escola de dança Petite Danse, que forma bailarinos profissionais há 30 anos, fala um pouco mais sobre a importância das técnicas teatrais para o ballet. “Desde o surgimento do ballet, os bailarinos sempre precisaram empregar técnicas teatrais em suas apresentações para dar vida aos personagens das peças”.

Segundo Nelma, no passado, os bailarinos já precisavam saber dançar, declamar poesia e até cantar. Mas, com o passar do tempo, isso foi ficando para trás e atualmente a maioria deles sobem ao palco para contar uma história. “Isso exige muito talento do bailarino, além de exigir uma formação multidisciplinar. Mas é isso que faz com que consigamos entender as histórias que os ballets contam”.

A diretora artística explica que, sem esse aspecto teatral, o ballet não seria tão emocionante. “A interpretação permite que os bailarinos transmitam uma clareza maior de sentimentos, dando mais vida e personalidade aos personagens interpretados e até as peças. Sem isso, ele não seria tão espetacular”.

Nelma lembra que as aulas de técnicas teatrais têm se tornado ainda mais populares entre os bailarinos, pois elas ajudam a superar o medo do palco, tornando-os mais autoconfiantes para as apresentações. “Estudar teatro também ajuda a treinar melhor o cérebro para a memorização, e também facilita a aprendizagem das coreografias”.

A experiente diretora lembra que quem deseja se profissionalizar na dança deve dar atenção especial as técnicas teatrais. “Saber interpretar é algo bastante exigido pelas companhias de dança. Demonstrar domínio sobre técnicas interpretativas certamente é algo que contará pontos quando o bailarino estiver pleiteando por uma vaga”, finaliza.

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Petite Danse



Nenhum comentário:

Postar um comentário