quinta-feira, 19 de outubro de 2017

CHEGA AOS CINEMAS A ANIMAÇÃO POR QUE VIVEMOS QUE MOSTRA A HISTÓRIA DO BUDISMO NO JAPÃO



Dirigida por Hideaki Oba, que já trabalhou com Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli, a animação POR QUE VIVEMOS é baseada em fatos reais. A inspiração para o filme partiu do livro Por Que Vivemos, best-seller que vendeu mais de 1 milhão de exemplares no Japão e foi lançado no Brasil pela Editora Satry. O roteiro adaptado é de Kentetsu Takamori, um dos autores do livro e professor de budismo da Terra Pura.

Mesmo contando com cenas de ação e perseguições, o filme aborda fatos e reflexões filosóficas sobre a popularização do budismo no Japão há mais de 500 anos. Mostra a história de transformação do revoltado camponês Ryoken, que perde a esposa em um trágico acidente e entra em contato com os ensinamentos de Mestre Rennyo. Ambientada no século 15, período de guerras civis no Japão pelo controle de poder por parte de diversos clãs, a saga enfoca também a vida de Mestre Rennyo, que foi perseguido pelos monges guerreiros do Monte Hiei (em Kyoto) até seu exílio em Yoshizaki, na província de Fukui, onde construiu um complexo de templos, destruídos por um incêndio criminoso em 1474.

Mestre Rennyo Shonin foi discípulo de Shinran Shonin (1173-1262), fundador da Escola da Verdadeira Terra Pura (Jodo Shinshu), vertente do budismo que reúne o maior número de adeptos no Japão atualmente.

Ao levantar questões existenciais como a do título, a animação faz refletir sobre vida e morte, felicidade, sofrimento, escolhas, desapegos e outras ideias fundamentais da doutrina budista.

"Por maior que seja o sofrimento", diz mestre Rennyo, "existe um propósito na vida. Sem conhecer a essência da vida, não podemos levar nada deste mundo."

POR QUE VIVEMOS permaneceu 29 semanas em cartaz no Japão. A primeira exibição no exterior ocorre no Brasil. Estreia dia 23 de novembro nos cinemas.

Por que vivemos | Naze Ikiru - Rennyo Shonin to Yoshizaki Enjo

Japão, 2016, 86 min, classificação indicativa

Diretor: Hideaki Oba
Roteiro: Kentetsu Takamori
Trilha sonora: Toru Hasebe
Produtora: Editora Satry

Dubladores: Kotaro Satomi (Mestre Rennyo), Katsuyuki Konishi (Ryoken), Ayumi Fujimura (Chiyo), Hideyuki Tanaka (Hokyobo), Takaaki Seki (Doshu)

Distribuição: Espaço Filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário