Atletas de eSports,
personalidades do universo gamer e público podem se preparar para o Prêmio
eSports Brasil, primeiro evento do segmento na América Latina. Com data marcada
para dia 19 de dezembro, em São Paulo, a iniciativa inédita, resultado da
parceria entre a área de Esporte do Grupo Globo e
Go4it, nasce com a missão de reconhecer, celebrar e projetar representantes de
todas as áreas que impulsionam a indústria brasileira de esportes eletrônicos.
O evento vai reconhecer
diferentes modalidades no universo dos campeonatos de games como, por exemplo,
Lol, Dota 2 e CS: GO, e tem a Claro como patrocinadora máster na categoria
"apresenta”. Os fãs das modalidades serão envolvidos desde o aquecimento e
terão papel fundamental na escolha dos finalistas. O público vai conhecer as
categorias da premiação, os jurados, os indicados, votar para levar seu atleta
preferido para a final e acompanhar, na íntegra e ao vivo, tudo o que acontece
no evento pelo SporTV.
A escolha dos vencedores será
baseada em duas frentes: votação técnica (11 categorias) e popular (4
categorias). No aspecto técnico, um júri especializado composto por 34 nomes
vai indicar os concorrentes para cada uma das 11 categorias como, por exemplo,
“atleta revelação” e “melhor atleta de eSports”. Oito indicados em cada
categoria vão para votação do público no site do prêmio (www.premioesportsbrasil.com.br) que já está
no ar. Os fãs levam o indicado mais votado para a final junto com mais dois
finalistas com maior número de indicações do júri. Dentre os finalistas, o júri
mais uma vez vota para chegar ao vencedor. Já na eleição popular, que inclui
“melhor streamer”, “melhor organização”, “melhor jogo” e “craque Claro da
galera”, o público vai nomear seus favoritos e o mais votado será eleito
vencedor diretamente.
Sobre
Categorias
Júri Técnico:
Atleta Revelação
Personalidade do ano
Atleta de eSports do ano
Melhor atleta de League of Legends
Melhor atleta de Dota 2
Melhor atleta de CS:GO
Melhor atleta de Overwatch
Melhor atleta de Futebol Virtual
Melhor atleta de Card Game
Melhor atleta de Rainbow Six Siege
Melhor atleta de outras modalidades
Júri Popular:
Melhor streamer
Melhor organização
Melhor jogo
Craque Claro da Galera
Curadoria
A Cursor eSports, empresa
fundada por três ex-gamers e gestores de equipes profissionais, que recebeu
investimento da Go4it em 2016, é responsável pelo escopo técnico, envolvendo o
desenho e a curadoria do Prêmio. A VIU, unidade de negócios digitais da
Globosat, também é parte importante do projeto. A unidade é responsável pela
produção e distribuição de conteúdo em diferentes plataformas, incluindo a
segunda tela, com o e-SporTV, canal exclusivo de eSports no YouTube, ao longo
dos meses de novembro e dezembro. Ficará a cargo da VIU duas lives, sendo uma delas
durante a premiação e a outra, um especial sobre o prêmio dentro do e-SporTV
(Buffados e Nerfados) para trazer novidades, esquentar o público e falar sobre
as votações.
“Buscamos a linguagem e os
personagens do universo gamer e a nossa ideia é apresentar um storytelling
completo, tanto para a audiência quanto para o anunciante. O prêmio é o
reconhecimento desse ‘novo atleta’ e estamos muito felizes de participar desse
projeto com o SporTV e a Go4it”, explica Vanessa Oliveira, diretora de projetos
digitais da VIU.
Patrocínio Máster
“O número de praticantes e de
fãs nas mais diversas modalidades de eSports não para de crescer no Brasil e no
mundo. E o novo é algo genuinamente ligado a Claro. Recentemente lançamos o
nosso posicionamento de marca: “Claro: Você merece o novo”, que reforça o
histórico de pioneirismo e inovação da marca”, declara Márcio Carvalho, diretor
de marketing da Claro. “Estamos viabilizando o Prêmio eSports Brasil, uma ótima
oportunidade especialmente para a Claro e a NET que conectam o público
apaixonado aos seus jogos favoritos. Temos um plano robusto de
investimento para continuar evoluindo e oferecendo a todos os nossos milhões de
clientes a melhor experiência em velocidade e qualidade de conexão na Banda
Larga fixa e móvel”, finaliza.
Empresas idealizadoras
O Prêmio e-Sports Brasil faz
parte da estratégia de eSports do Esporte Grupo Globo e
da Go4it. Do lado do Grupo Globo, complementa sua
plataforma de conteúdo, que também inclui transmissões de campeonatos
brasileiros e mundiais, o Pro Players, um “quadro” exclusivo no “Giro SporTV”
focado no tema e uma marca e canal exclusivo sobre a categoria no YouTube,
lançado este ano - e-SporTV. “Os esports despertam paixões no mundo afora e não
é diferente no Brasil. São milhões de praticantes e um número ainda maior de
interessados que assistem aos streamings/transmissões de gamers das mais
diversas modalidades. Através do Prêmio eSports Brasil, queremos nos conectar
diretamente com gamers e fãs, amplificando o reconhecimento destes novos ídolos
e contribuindo diretamente para o profissionalismo dos esports no país”,
explica Leandro Valentim, diretor de Novos Negócios Esporte Grupo Globo.
Já para a Go4it, empresa de
negócios de esportes, o Prêmio fortalece o seu posicionamento no segmento global
de esportes eletrônicos e reforça sua oferta de projetos proprietários para as
marcas no Brasil. Globalmente, a empresa tem participação na G2, principal
equipe europeia e em um dos maiores fundos de investimentos focados em eSports,
o Bitkraft. No Brasil, a empresa é investidora da Cursor eSports e da Gamers
Club.
“Os eSports ganharam o mundo
numa velocidade sem precedentes. A profissionalização é constatada com a mesma
combinação das modalidades esportivas mais populares do mundo: desenvolvedores
de ponta, grandes equipes, ídolos, competições organizadas, premiações
milionárias e transmissão ao vivo em larga escala. Tanto como investidor,
quanto como agência, enxergamos uma oportunidade enorme no segmento. O Prêmio
cobre uma lacuna importante de toda a cadeia de valor da indústria nacional.
Com o Prêmio vamos acelerar a curva de profissionalização do segmento e atender
marcas que precisam se conectar de forma genuína com os millennials”, afirma
Fernanda Lobão, diretora de Comunicação e Planejamento da Go4it.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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