Macarrão oriental, um
produto que compõe a dieta rotineira de alimentação nos países orientais,
fabricado no Brasil e vendido com sucesso no continente asiático. Isto é
factível?
Na visão de Hélio
Chiang, diretor superintendente da empresa, fazia todo o sentido. Para uma
empresa que foi fundada por uma família de imigrantes que tinha como objetivo
atender a demanda da comunidade taiwanesa da Grande São Paulo, a Bifum Brasil
Alimentos ainda tem muito o que crescer.
Hoje, a marca é
sinônimo de macarrão de arroz. Sua fábrica em Suzano, na Grande São Paulo,
produz a todo vapor. Entretanto, Hélio entendeu que estava na hora da indústria
criada por seu avô e por seu pai mudar de patamar. Em 2018, a empresa comemora,
além dos 55 anos do lançamento do macarrão oriental no Brasil, a liderança no
segmento, respondendo por mais de 95% das vendas no País.
A Lidera Consultoria,
especialista em estratégia e gestão, foi chamada para ajudar a Bifum Brasil
Alimentos no desafio de se reposicionar e modernizar sua marca no Brasil. O
plano estratégico elaborado pela Lidera objetivou também reposicionar o
tradicional macarrão oriental como alimento saudável, e na viabilidade e
adequação para as vendas nos mercados internacionais.
Após estudos e análises
de mercados e produtos similares, a Lidera concluiu que a havia espaço para
exportar os produtos com preços competitivos e boas perspectivas de crescimento
nos mercados orientais. A marca carrega a imagem de produto saudável, e a Bifum
poderia usar este atributo na sustentação de marketing nos diversos mercados.
“Para comprovar o potencial de posicionar a Bifum com alimentos saudáveis,
desenvolvemos uma estratégia de marketing contemplando desde pesquisa de
opinião com consumidores e projeções em mercados internacionais. Isso resultou em
ações como alteração das embalagens para um padrão mais moderno e busca por novos
canais de distribuição, objetivando atrair um público mais jovem, que se interessa
por alimentos práticos e de qualidade superior”, ressalta Felipe Bussinger Lopes,
sócio da Lidera.
Um dos maiores desafios
relacionados à nova fase da Bifum foi de exportar o produtoapós as mudanças na
marca. Para isso, a Lidera também efetuou uma análise quantitativa das massas
em diversos mercados internacionais a fim de descobrir os mais propícios ao
produto reposicionado. Isso incluiu a própria China, onde o macarrão é
largamente consumido e para onde a empresa já exportou.
“No caso da China, o
reposicionamento da Bifum enfatizando o seu atributo saudável faz muita
diferença para os consumidores chineses. O Brasil é conhecido pela sua riqueza
natural, valor muito apreciado pelos chineses”, destaca Hélio Chiang.
Com essas mudanças na
marca e na sua estratégia de expansão, a Bifum objetiva crescer 20% em 2018. Parte
disso se dará com o lançamento de novos produtos direcionados ao mercado de
alimentos saudáveis, com previsão de lançamento ainda em 2018. A empresa também
reforçará sua presença internacional investindo em ações promocionais de vendas
no mercado chinês, onde prevê relevante resultado em vendas.
Sobre a Lidera
Consultoria
A Lidera é uma
consultoria de estratégia e gestão multissetorial, que atua em segmentos como
alimentos e bebidas, cosméticos, health care, infraestrutura, tecnologia e
serviços, entre outros. A empresa desenvolve projetos de planejamento estratégico,
business plan, internacionalização e aumento de resultados. Fundada em 2009, a
Lidera tem atuação nacional e é baseada em São Paulo. Atende empresas de todos
os portes, públicas e privadas.
Fonte/Foto-reprodução/divulgação:
Assessoria de Imprensa
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