Segundo
uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, a intenção de viagem por
parte do brasileiro subiu de 19,1% para 22,7% no primeiro semestre de 2017. Os
dados consideram todas as faixas de renda. Além disso, de acordo com o Boletim
de Desempenho Econômico do Turismo (BDET), outro estudo do Ministério do
Turismo, as agências de viagens tiveram um crescimento de 5,7% em seu
faturamento médio no nesse mesmo período, o que sinaliza o aumento da demanda.
Muitos
turistas optam pelas agências por conta da praticidade e comodidade dos
serviços oferecidos (reserva de transporte aéreo, passeios com guia, pacotes de
hospedagem, locação de veículos etc). Antes de embarcar, porém, é necessário
ficar atento a questões burocráticas e de segurança. Em alguns casos, a
programação da tão sonhada viagem de férias pode se tornar um verdadeiro
problema.
A ADT,
maior empresa de monitoramento de alarme no Brasil, listou algumas precauções
que devem ser tomadas ao escolher uma agência de turismo. Confira a lista e
saiba como evitar transtornos e garantir a tranquilidade dos dias de folga.
Referências:
antes de contratar uma agência, busque por referências, recomendações e
comentários sobre a empresa;
Cadastur:
seja transporte interestadual ou internacional, rota própria ou terceirizada, a
agência e a transportadora devem ter registros no Cadastur, sistema de cadastro
de pessoas físicas e jurídicas do Ministério do Turismo. Verifique, também, se
a agência é associada à Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem);
Contrato:
solicite por escrito tudo o que está sendo contratado (hospedagem, companhia
aérea, hotel etc);
Confirmação
de reserva: o consumidor deve solicitar com antecedência o documento de
confirmação de reserva do hotel, o recibo da fatura de hospedagem, a marcação
de assentos e o roteiro da viagem;
Opções de
passeios turísticos: muitas agências oferecem passeios turísticos sem avisar ao
consumidor que o serviço é cobrado à parte. Atente-se a isso;
Promoções:
promoções com valores estonteantes devem ser estudadas e avaliadas com cautela;
Cancelamento:
em caso de cancelamento do serviço por parte da agência sem a autorização do
cliente, é recomendável acionar o Procon, órgão de defesa do consumidor do seu
estado. Se o consumidor desistir da viagem, é preciso comunicar à agência de
turismo ou operadora por escrito, estando sujeito ao pagamento de multa
prevista em contrato;
Desastres
climáticos: caso o consumidor tenha comprado uma viagem para locais que estejam
passando por situações de emergência comprovada, como furacões e enchentes, é
possível optar pela troca do pacote para outra data e local, sem custos
adicionais, ou o cancelamento do contrato;
Também
vale a pena ficar atento à recomendações para evitar o furto de bagagens em
aeroportos. Confira aqui algumas dicas.
Sobre a
ADT
A empresa
ADT pertence à Johnson Controls, líder global em múltiplas indústrias e
diversificadas tecnologias que serve a uma vasta gama de clientes em mais de
150 países. Nossos 117 mil colaboradores criam edifícios inteligentes,
soluções eficientes de energia, infraestrutura integrada e sistemas de
transportes de última geração que trabalham perfeitamente ajustados para
viabilizar a proposta de comunidades e cidades inteligentes. Nosso
compromisso com a sustentabilidade remonta às nossas origens, em 1885, com a
invenção do primeiro termostato elétrico para ambientes. Estamos
comprometidos com os bons resultados dos nossos clientes e criando valor para
todos os nossos stakeholders, por meio do nosso foco estratégico em
edifícios e plataformas de otimização de energia. Para informações
adicionais, por favor, visite http://www.johnsoncontrols.com ou siga-nos
@johnsoncontrols no Twitter
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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