INTOLERÂNCIA À LACTOSE: TIPOS, SINTOMAS E TRATAMENTOS


A intolerância à lactose é um tema que desperta a atenção de muitas pessoas. Isso acontece, principalmente pelo fato de que, segundo a pesquisa da Datafolha de 2017*, 35% da população acima de 16 anos relataram algum tipo de desconforto após consumir derivados de leite.

A intolerância à lactose acontece quando há pouca ou nenhuma produção da enzima digestiva (lactase). De forma simples: o organismo é incapaz de digerir completamente ou parcialmente o açúcar do leite, denominado lactose.

Para evitar qualquer dúvida relacionada ao tema, a Tirolez, umas das mais tradicionais marcas de laticínios do País, apresenta e explica os diferentes graus de intolerância, principais sintomas e formas de tratamento.

Há três graus de intolerância e são eles:

Deficiência congênita: crianças que nascem sem condições de produzir lactose por um problema genético (crônica);

Deficiência primária: diminuição progressiva e natural na produção de lactase que acontece a partir da adolescência (16 anos) até o final da vida;

Deficiência secundária: nesses casos, por doenças intestinais, como síndrome do intestino irritável ou alergia à proteína do leite, por exemplo, a produção de lactase é influenciada e pode criar uma intolerância temporária, que pode ser tratada com remédios e desaparecer com o tempo.

Os sintomas da intolerância à lactose se concentram no sistema digestório, como diarreia, distensão abdominal e cólicas, por exemplo, e a intensidade varia de acordo com o grau de intolerância de cada um. Em grande parte, as manifestações surgem imediatamente após o consumo de leite in natura e seus respectivos derivados (creme de leite, leite condensado, requeijão, queijos, pudins, bolos, sorvetes, etc.).

Cabe destacar que esse problema não é uma doença! É apenas uma carência do organismo que pode ser controlada com medicamentos e dieta adequada. Como os derivados de leite são uma grande fonte de cálcio, nutrientes e vitamina D, não se recomenda retirá-los completamente da rotina, é aconselhável consultar um(a) médico(a) para obter o correto diagnóstico e orientações.

Hoje, existem diversas opções que atendem esses consumidores. A Tirolez oferece, em sua linha zero lactose, que é uma das mais completas do Brasil, os queijos Minas Frescal, Minas Padrão, Cottage, Creme de Ricota, Creme de Minas Frescal, Mussarela, Prato, Minas Padrão e Requeijão.

Se você for um apaixonado por queijo e não quiser deixar de consumi-lo, que tal experimentar a linha zero lactose da Tirolez? Gostou das nossas dicas? Prepare essa torta e delicie-se sem medo!

Torta de Folhas Verdes Escuras com Queijo Cottage

Ingredientes

Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
2 colheres (sopa) de Manteiga sem sal Tirolez
1/2 xícara (chá) de leite zero lactose
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (café) de sal
1 colher (sobremesa) de óleo vegetal (para untar a assadeira)

Recheio:
1 maço de espinafre picado
½ maço de escarola de picado
250g de Queijo Cottage Light Zero Lactose Tirolez (250g)
1 colher (café) de sal
1 pitada de noz-moscada

Modo de Preparo

Massa:
- Em uma tigela misture a farinha, a manteiga, o leite, o fermento e o sal até formar uma massa consistente. Com a ajuda de um rolo, abra a massa;
- Unte uma assadeira com óleo e coloque a massa, cobrindo o fundo e as bordas da assadeira; leve a massa ao forno pré-aquecido médio, por 10 minutos, para pré-assar; Reserve.

Recheio:
- Cozinhe o espinafre e a escarola no vapor;
- Em um recipiente, fora do fogo, misture as folhas cozidas, o queijo cottage e tempere com sal e noz moscada;
- Distribua o recheio sobre a massa e leve ao forno para terminar de assar, por 20 minutos. Sirva.

Fonte*: https://caras.uol.com.br/bem-estar/perlatte-intolerancia-lactose-atinge-35-dos-brasileiros-como-se-livrar-dela-leite-derivados.phtml

Saiba mais curtindo as redes sociais da marca ou acesse o site www.tirolez.com.br

Sobre a Tirolez

Fundada há 38 anos, a Tirolez é uma das mais tradicionais marcas de laticínios do País. Com mais de 1.600 colaboradores, a empresa dispõe de seis fábricas e um Centro de Distribuição em São Paulo. Suas fábricas localizam-se em Minas Gerais (Tiros, Arapuá e Carmo do Paranaíba), em São Paulo (Monte Aprazível e Lins) e em Santa Catarina (Caxambu do Sul). Os produtos Tirolez possuem grande aceitação no mercado brasileiro em razão da elevada qualidade e tradição. Tais características decorrem, entre outras causas, da qualidade do leite, do cuidado artesanal e do carinho que dedica a seus produtos durante todas as etapas de produção. O portfólio da empresa é composto por mais de 40 tipos de produtos e mais de 100 SKUs, que podem ser encontrados em todo o Brasil.
Foto/Fonte-Reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem