domingo, 4 de outubro de 2020

NOVO ARTISTA POP SONY MUSIC, O JOVEM JOCA

 

A nova aposta do pop nacional pela gravadora Sony Music nasceu na capital carioca, em 01 de outubro de 2001, no bairro da Gávea. Joaquim Carvalho Pedra, mais conhecido como Joca, se arriscava desde os três anos de idade a tocar gaita e vivia assobiando pela casa, o que fez com que seus pais o matriculassem na aula de iniciação musical. Ganhou seu primeiro violão aos 12 anos e, no mesmo instante, nascia sua nova paixão. Ele é um artista completo: cantor, compositor e instrumentista autodidata, toca violão, guitarra, ukulele, gaita, baixo e piano. 

Joca começou na música cantando e tocando na igreja, nos palcos do colégio e fazendo covers de suas músicas favoritas que depois acabavam sendo postados na internet. Sempre muito criativo, para profissionalizar suas gravações, montou um mini estúdio dentro de seu próprio guarda roupa e outro na casa de um amigo, que também é produtor. 

Suas influências musicais vão desde Tom Jobim e Djavan até Projota e Haikaiss, passando pelo samba do Fundo de Quintal, o pop de Tiago Iorg, Vitão e Vitor Kley, e a música cristã de Mauro Henrique e Ministério Morada. 

Quando têm inspiração para compor, não hesita em parar para anotar seus versos e estrofes, seja no ônibus, no carro, na aula, em casa, onde estiver. Ao longo do tempo, Joca foi estudando, ensaiando, evoluindo e então, teve a certeza de que poderia sair dos covers de seu quarto para gravar em um estúdio profissional. Ele respira e vive de música 24 horas por dia. 

Em 2018, seu atual empresário Adriano Moraes se deparou com um vídeo de Joca cantando “Best Part” de Daniel Caesar feat. Her e conta que “desde o primeiro vídeo passei a acompanha-lo nas redes sociais. Vi um grande potencial tanto como cantor quanto compositor. O Joca é diferente, ele fala de coisas boas em suas composições, e hoje em dia é muito difícil um adolescente escrever sobre isso. Curtir de cara o som dele!”. Adriano, que trabalha no ramo artístico há 20 anos, tomou a decisão de lançar Joca como cantor profissional em 2020. 

EP Presságio - 2020 

Seu primeiro trabalho profissional é o EP ‘Presságio’, com 6 faixas, que será lançado pela gravadora Sony Music. Produzido por Rafael Castilhol – renomado no meio musical –, mixado por Arthur Luna e masterizado por Chris Gehringer o projeto é 100% autoral e traz toda a verdade e fé do Joca em todas as canções. 

A faixa escolhida para o lançamento de Joca, tanto como artista quanto do projeto, é a “Nosso Amor”, que transmite paz em seus acordes e verso e tem um valor muito sentimental para Joca. Ele conta que costumava ficar muito tempo em seu quarto compondo e gravando canções e que, certo dia, seu pai estava chateado com a ausência dele e das conversas que tinham “foi então que me veio a inspiração para escrever a ‘Nosso Amor’. Quando mostrei para o meu pai, ele me disse que era a melhor música que já tinha ouvido e ele só sabia sorrir. Por isso decidi começar por ela, que também mostra muito de quem eu sou e minhas influências musicais”. 

A faixa ganhou um videoclipe muito especial, estrelado por ele ao lado da atriz Lívian Aragão, e foi dirigido por Marlene Mattos e Felipe Bella. As cenas foram gravadas em cenários naturais na cidade natal do cantor, o Rio de Janeiro/RJ. 

“Durante as gravações, eu olhava pra toda a produção gigantesca: maquiadoras, cabeleireiros, câmeras, diretores, principalmente a Marlene Mattos, que é muito referência na área de direção, e só me vinha a mente uma palavra: gratidão. Me peguei diversas vezes olhava pra cima, conversando com Deus e refletindo: ‘caramba, tudo o que mais sonhava está acontecendo’. Foi um desafio pois foi a primeira vez que gravei um clipe e eu nunca havia atuado antes, mas, com a ajuda da Lívian e toda a equipe, deu tudo certo” conta Joca. 

Capa do single – Crédito Alex Santana – Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário