RECEITAS NESTLÉ TE ENSINA A FAZER UM DELICIOSO OVO DE CHOCOLATE CASEIRO

 


Um dos períodos mais doces do ano já está batendo na porta: a Páscoa! Para ensinar seus consumidores a fazer um delicioso e prático ovo de chocolate caseiro, os culinaristas Luke Fischer e Miriam Chagas, de Receitas Nestlé, dão dicas e respondem dúvidas para que você faça o preparo perfeito. Confira:

1) Qual chocolate devo usar para fazer o ovo? Preciso usar um chocolate profissional?

É possível usar qualquer chocolate, isso vai depender do valor disponível para investir na produção. No entanto, o chocolate nobre - aquele que contém no mínimo 50% de cacau em sua composição - é melhor e tem um resultado superior em aparência e sabor.

O ideal, se for usar para grandes quantidades, são as barras de uso profissional, a partir de 500g, 1kg ou mais. Não é recomendado utilizar os tabletes convencionais, pois para fazer a temperagem o modelo tradicional sofre alterações devido à sua composição.

Outro ponto: cada tipo de chocolate (ao leite, amargo, meio amargo e branco) tem suas próprias características e isso deverá ser levado em consideração ao escolher um deles para trabalhar com modelagem de cascas. Na dúvida, a Nestlé oferece os chocolates das linhas DOIS FRADES e GAROTO nos mais diversos tamanhos para facilitar a produção.

2) Qual é o passo a passo para fazer um ovo caseiro?

A temperagem consiste em um controle de temperatura ideal para o aquecimento e resfriamento do chocolate. Esse processo visa dar um aspecto brilhante, boa textura e deixar o chocolate mais fácil para ser moldado.

As características de um chocolate que teve a sua temperagem perfeita consistem em: brilho, resistência à temperatura ambiente, estrutura rígida que estala ao ser quebrado (o famoso snap!) e ao esfriar ele contrai, facilitando o desmolde.

Basicamente, a temperagem para derreter é feita da seguinte forma: em um recipiente, coloque chocolate e leve ao micro-ondas, em potência média, por cerca de 3 minutos, mexendo de minuto em minuto, até que o chocolate derretido fique com a temperatura entre 40ºC e 45ºC (isso para todos os tipos). Além disso, há diferentes tipos de temperagem dependendo da quantidade de chocolate que for ser temperada. Por exemplo, banho-maria frio é indicado para até 500g de chocolate. Se você ainda tem dúvidas sobre temperagem, relaxa! O passo a passo com dicas preciosas você confere no nosso vídeo Como Temperar Chocolate - Receitas Nestlé: https://www.receitasnestle.com.br/programa/basico-do-basico/como-temperar-chocolate

3) Quais formas e equipamentos devo utilizar?

Existem vários tipos de formas no mercado desde as mais simples até as mais elaboradas ou decoradas. Se você vai fazer grandes quantidades precisa avaliar o custo benefício, mas qualquer uma delas funciona bem. A mais indicada é a de 3 camadas, pois facilita a produção.

Além de formas, é necessário ter também tigelas próprias para derretimento de chocolate, espátulas e termômetro culinário. No caso de produções maiores, um item indispensável é a balança de uso caseiro, pois é importante pesar com precisão os ingredientes das receitas para que o resultado fique perfeito. E com o ovo de Páscoa mais ainda!

4) Quais são os recheios mais comuns?

Uma das tendências já consolidadas é a dos ovos de colher que faz sucesso entre as pessoas de paladar mais açucarado. O grande protagonista do ovo de colher é o recheio, que é servido apenas em uma metade da casca. São vários sabores deliciosos, que são devorados a colheradas. Além disso, geralmente são decorados caprichosamente. Brigadeiro, mousse, trufado, beijinho, brigadeiro rosa, creme liso estão entre os queridinhos quando o assunto é recheio de ovos de colher. Além disso, utilizar bolos, brownies, cookies e outros preparos também são bem-vindos na composição dos ovos de colher.

5) Dicas Extras

Tome sempre muito cuidado com a água, pois chocolate e água são inimigos!

Se organizar antes para deixar a geladeira livre para armazenar suas cascas é fundamental, assim o chocolate não absorve os odores de outros alimentos e ficam perfeitos.

Manuseie o menos possível suas cascas prontas para não deixar marcas de dedos nelas.

O ideal é utilizar o papel chumbo, com um lado prateado e brilhante do outro. É parecido com papel alumínio, só que mais fino. Além da função de proteger e conservar o chocolate, serve para decorar, pois tem opções coloridas.

Fique atento ao peso dos ovos: é importante considerar que o peso total significa a soma do peso da casca, do recheio e da decoração.

Escolha as embalagens corretas para cada tipo de ovo, utilizando sua criatividade para decorá-las e deixar os preparos ainda mais bonitos!

SOBRE RECEITAS NESTLÉ

Lançada em 2016, Receitas Nestlé é uma plataforma de conteúdo na qual você encontra receitas testadas e aprovadas para todas as ocasiões, bolsos e nível de conhecimento gastronômico. Os vídeos do portal reúnem dicas e o passo a passo das preparações mais simples até as mais elaboradas. O objetivo é deixar a vida de quem cozinha mais fácil, saborosa, equilibrada e variada.

Para oferecer a experiência completa ao público, o portal conta com serviços para facilitar e melhorar o dia a dia na cozinha. Na função "foodlist", o consumidor pode criar sua lista de receitas e salvar suas favoritas. Além disso, com a função "o que tem em casa", o portal sugere uma receita a partir de três ingredientes que o usuário marcou como disponível em sua casa.

Em 2020, a marca apostou em ainda mais conteúdo para seus consumidores, com programas fixos e webséries temáticas no Youtube, um blog hospedado em seu site, estreia do perfil no TikTok e diversas ativações nas demais redes sociais que juntas dobraram o número de acessos em relação ao ano anterior e posiciona a marca entre as quatro maiores plataformas de conteúdo culinário do país.

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem