INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OFICINAS GRATUITAS DA 16ª CINEOP

 

Estão abertas as inscrições para as oficinas gratuitas do Programa de Formação Audiovisual da 16ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, a ser realizada de 23 a 28 de junho, em formato onlinemantendo o mesmo propósito e conceito das edições realizadas presencialmente. A CineOP é único evento no circuito de mostras e festivais audiovisuais a enfocar a preservação audiovisual, memória, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio.

As oficinas e masterclasses integram o Programa de Formação Audiovisual que a Universo Produção realiza no âmbito do Cinema sem Fronteiras 2021. As atividades têm por objetivo contribuir para formação, capacitação, qualificação de profissionais – questão vital para o crescimento da indústria audiovisual no Brasil e, ao mesmo tempo, estimular a formação de novos talentos, oportunizar o encontro e o intercâmbio de ideias e conhecimento.

OFICINAS

A 16ª edição da CineOP promove seis oficinas com oferta de 130 vagas. É permitida apenas uma inscrição por pessoa. Os interessados podem se inscrever até 15 de junho, terça-feira, ou até se esgotarem as vagas, pelo site oficial do evento www.cineop.com.br, escolhendo uma entre as seguintes modalidades: “Oficina de Som para Documentário”, “Tecendo Memórias em Imagens e Sons”, “Gestão de Comunicação para Instituições de Salvaguarda”, “Desenvolvimento de Projetos de Educação Audiovisual”, “Espelho Invertido - Exercícios (Audiovisuais) de Escuta Empática” e “Financiando Meu Filme”.

De 23 a 25 de junho, das 9h30 às 12h30, o cineasta espanhol e especialista em som Juan Quintáns será o responsável pela “Oficina de Som para Documentário”, com oferta de 25 vagas. A atividade tem como objetivo proporcionar aos participantes a capacidade de realizar o som para diferentes tipos de situações de filmagem de documentários, contribuindo dessa forma, para um melhor projeto audiovisual.

Também nos dias 23 a 25 de junho, das 9h30 às 12h30 (quarta e quinta) e das 9h30 às 11h30 (sexta), o documentarista Eduardo de Souza de Oliveira ministra a oficina “Tecendo Memórias em Imagens e Sons”, com oferta de 30 vagas. A atividade tem como proposta oferecer instrumentais teóricos e práticos para projetos de curtas-metragens, com foco no trabalho com imagens de arquivo. Os participantes serão estimulados a refletir sobre o poder das imagens que evocam o passado e a possibilidade de criar narrativas audiovisuais que constroem e reconstroem múltiplas visões sobre o passado.

Nesta mesma data, das 14 às 17 horas, a jornalista e Video Strategist Ariane Cristina Gervásio da Silva será a responsável pela oficina “Gestão de Comunicação para Instituições de Salvaguarda”. Serão oferecidas 30 vagas para estudantes e profissionais de comunicação que atuem em instituições de salvaguarda. O objetivo desta atividade é fornecer ferramentas para criação e gestão de um setor de comunicação estratégico e eficiente dentro e/ou relacionado às instituições de preservação e acervos.

Ainda de 23 a 25 de junho, das 16 às 19 horas, será ministrada a oficina “Desenvolvimento de Projetos de Educação Audiovisual” pelo educador audiovisual, artista transmídia e diretor de filmes Igor Amin. Serão oferecidas 20 vagas para educadores e educadoras dos ensinos infantil, fundamental 1 e 2 e ensino médio. O objetivo da atividade é auxiliar os participantes a desenvolverem habilidades relacionadas ao empreendedorismo criativo ligado ao campo da Educação Audiovisual. Serão apresentadas práticas assíncronas, síncronas, ao vivo, telepresenciais, cineclubes virtuais, cartilhas audiovisuais, filmes educativos, brincadeiras audiovisuais, entre outras ideias focadas na aprendizagem.

De 24 a 27 de junhoquinta a domingo, das 10h às 12h30, a cineasta e artista visual Raquel Gandra será responsável pela oficina “Espelho Invertido - Exercícios (Audiovisuais) de Escuta Empática”, com a oferta de 25 vagas. A oficina propõe o diálogo como alicerce para a elaboração audiovisual. Através de conversas, experimentações e trocas, teoria e experiência se tornarão matéria prima para a realização de exercícios audiovisuais pautados pela escuta e pela fabulação de si e do outro. Na atividade serão exibidos e analisados trechos de filmes que conectam o individual e o outro/o coletivo e demonstram diferentes maneiras de expressar tais relações, oferecendo uma gama de referências aos participantes que servirão de pauta para a reflexão e base de criação.

E de 26 e 27 de junhosábado e domingo, das 10h30 às 13h30, a designer, gestora e empreendedora sociocultural Bruna Kassab ministrará a oficina “Financiando Meu Filme”, com oferta de 30 vagas. A atividade tem o objetivo de discutir e apresentar os formatos e soluções de financiamento e sustentabilidade para projetos cinematográficos. Durante a oficina, os participantes vão conhecer inúmeras possibilidades de financiamento, como desenvolver cada uma delas de forma objetiva e menos burocrática, compartilhando dicas, ferramentas, estratégias, e possibilidades de sustentabilidade dentro do cenário do audiovisual.

MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

O Programa de Formação Audiovisual da 16a CineOP contará também com cinco masterclasses internacionais, ministradas por convidados de quatro países: Colômbia, Países Baixos, República Tcheca e Chile e estarão disponíveis com legendas em português no site oficial do evento www.cineop.com.br e no canal do YouTube da Universo Produção https://www.youtube.com/user/universoproducao no período do evento - 23 a 28 de junho de 2021.

MASTERCLASSES | TEMÁTICA PRESERVAÇÃO

Registrar é lutar: o audiovisual como ferramenta na luta por direitos” é o tema da Masterclass Internacional ministrada por Yvonne Ng | República Tcheca. A atividade estará disponível na quinta-feira, dia 24 de junho, a partir das 14 horas. Yvonne Ng é a responsável pelo acervo da WITNESS, organização internacional sem fins lucrativos baseada em Nova York |EUA, que promove o audiovisual como ferramenta pela luta de direitos humanos, com unidade no Brasil. Na Masterclass, Yvonne apresentará a atuação da organização, as ferramentas criadas para arquivamento, a utilização do audiovisual como evidência, mecanismos de proteção de pessoas envolvidas e a gestão do acervo de vídeo analógico e digital. A Masterclass terá a mediação de Ines Aisengart Menezes – curadora da Temática Preservação | SP.

Na sexta-feira, dia 25, às 14 horas, a Chefe de Conservação de Filmes e Acesso Digital do Eye Filmmuseum, Anne Gant | Países Baixos, participa da Masterclass Internacional “Estratégias para o digital no Eye Filmmuseum e na FIAF”. A apresentação abordará as estratégias para aquisição de materiais nato-digitais, a digitalização do acervo, a restauração e demais atrações do EYE Filmmuseum, principal instituição de patrimônio audiovisual dos Países Baixos, pioneira nos usos de ferramentas digitais em suas estratégias de exibição de pré-cinema e cinema expandido. E tratará também das pesquisas e publicações realizadas pela Comissão Técnica da FIAF, como a publicação deste ano da Declaração Digital 3 – Restauração, manipulação, tratamento de imagem e ética. A Masterclass será mediada por Ines Aisengart Menezes – curadora da Temática Preservação | SP.

E no dia 25, sexta, às 16 horaso diretor da Cinemateca de Bogotá, Ricardo Alfonso Cantor Bossa | Colômbia, aborda na Masterclass Internacional “O Audiovisual e a Educação na Cinemateca de Bogotá” as principais linhas de atuação da instituição, inclusive durante a pandemia de Covid-19, com destaque para ações de difusão e de educação audiovisual. A apresentação, que terá a mediação de José Quental – curador da Temática Preservação | RJ, destaca ainda o histórico da instituição e da relação com instituições brasileiras.

MASTERCLASSES | TEMÁTICA EDUCAÇÃO

No dia 24 de junho, quinta-feira, às 17 horas, a pesquisadora e professora de cinema Alicia Vega e o cineasta Ignacio Agüero, ambos do Chile participam da Masterclass Internacional “Como ensinar cinema às crianças?”. Na atividade, Alicia dialoga com Ignacio, que registrou seu Taller de cine em 1987, uma das 35 oficinas de cinema que realizou durante sua vida nos bairros mais vulneráveis de Santiago de Chile. O documentário “100 niños esperando um tren” (Cem crianças esperando um trem) ganhou inúmeros prêmios no mundo inteiro. Em 2000, recebeu o “Reconhecimento de Mérito Artístico e Cultural” concedido pela Divisão de Cultura do Ministério da Educação do Chile. Recentemente foi criada a Fundação Alicia Vega e, neste ano, está lançando três livros: “Linguagem do cinema”, “Os filmes” e “Doze jogos”, escritos à mão e com um formato lúdico. Alicia afirma que a aprendizagem de cinema como espaço democrático devolve a dignidade às crianças. A Masterclass será mediada por Adriana Fresquet – curadora Temática Educação | RJ.

E no dia 25, sexta, às 9 horas, será realizada a Masterclass “Escuela al Cine: Mostrar e Criar Filmes na Escola”, com a presença da coordenadora geral do Programa Escuela al Cine – Cineteca Nacional de Chile, Natalia Mardones | Chile. Iniciativa da Cineteca Nacional de Chile, o programa Escuela al Cine é uma política pública financiada pelo Fundo de Fomento Audiovisual do Ministério da Cultura, Artes e Patrimônio, que busca formar públicos escolares para o cinema e audiovisual chileno. O Escuela al Cine tem uma equipe de profissionais da educação e do audiovisual e se articula com uma rede de quase 300 professores. A seriedade nos processos de preservação, a porcentagem de filmes chilenos restaurados e digitalizados, fazem desse programa um dos principais exemplos da possibilidade de articular a memória audiovisual de um país, atualizada no ensino remoto do presente, em diálogo com os conteúdos curriculares para escolas de qualquer nível de ensino. A Masterclass Internacional terá como mediadora Adriana Fresquet – curadora da Temática Educação | RJ.

SOBRE A CINEOP

16a CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO

O EVENTO DA PRESERVAÇÃO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO

Pioneira desde sua criação (2006), a enfocar a preservação audiovisual, história, educação e a tratar o cinema como patrimônio, a CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto chega a sua 16ª edição, de 23 a 28 de junho de 2021, no formato online e reafirma seu propósito de ser um empreendimento cultural de reflexão e luta pela salvaguarda do rico e vasto patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo.

Estrutura sua programação em três temáticas: preservação, história e educação. Durante seis dias de evento, o público terá oportunidade de vivenciar um conteúdo inédito, descobrir novas tendências, assistir aos filmes, curtir lives musicais, trocar experiências com importantes nomes da cena cultural, do audiovisual, da preservação e da educação, participar do programa de formação que oferece oficinasmasterclasses internacionais e debates temáticos. Tudo de graça pelo site www.cineop.com.br

Acompanhe a 16ª CineOP e o programa Cinema Sem Fronteiras 2021.

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:www.cineop.com.br / www.universoproducao.com.br

No Instagram: @universoproducao

No Youtube: Universo Produção

No Twitter: @universoprod

No Facebook: cineop universoproducao

No LinkedIn: universo-produção

SERVIÇO

16ª CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO
23 a 28 de junho de 2021

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
LEI ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio: Instituto Cultural Vale
Parceria Cultural: Sesc em Minas, Prefeitura de Ouro Preto, Casa da Mostra e Instituto Universo Cultural
Apoio: Universidade Federal de Ouro Preto, Parque Metalúrgico Augusto Barbosa, Rede Minas, Rádio Inconfidência, Canal Brasil e Café 3 Corações
Idealização e realização: Universo Produção
Secretaria de Estado de Cultura e Turismo - Governo de Minas Gerais
Secretaria Especial de Cultural / Ministério do Turismo / Governo Federal

PROGRAMAÇÃO GRATUITA PELO SITE WWW.CINEOP.COM.BR

·  ABERTURA OFICIAL

·  EXIBIÇÃO DE FILMES - LONGAS, MÉDIAS E CURTAS

·  PRÉ-ESTREIAS E MOSTRAS TEMÁTICAS

·  MOSTRINHA

·  MOSTRA VALORES

·  SESSÕES CINE-ESCOLA

·  ENCONTRO NACIONAL DE ARQUIVOS E ACERVOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS

·  ENCONTRO DA EDUCAÇÃO: XIII FÓRUM DA REDE KINO

·  DEBATES

·  OFICINAS

·  MASTERCLASSES INTERNACIONAIS

·  EXPOSIÇÃO MEU CARTÃO POSTAL DE OURO PRETO

·  ENCONTROS DE CINEMA | RODAS DE CONVERSA

·  PERFORMANCE AUDIOVISUAL

·  LIVE SHOWS

Fonte: Assessoria de Imprensa



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem