“FERNANDO JAEGER -- QUATRO DÉCADAS DE DESIGN” APRESENTA A TRAJETÓRIA DO DESIGNER QUE CONCILIOU DESIGN AUTORAL E ACESSÍVEL COM SUCESSO COMERCIAL

 


Será lançado em São Paulo nesta quarta-feira (16), o livro “Fernando Jaeger -- quatro décadas de design”. Editada pela Monolito, a obra contempla quatro décadas da obra do designer brasileiro de móveis Fernando Jaeger, com histórias que envolvem sua trajetória, mas que também ultrapassam a figura do criador e apresentam a participação dos profissionais que dividem a direção da empresa e a execução dos projetos.

 

Da infância no interior do Rio Grande do Sul, passando pela graduação em Desenho Industrial na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) nos anos 1980 até a abertura das suas lojas, o livro destaca a pesquisa e a proximidade com a indústria que marcam o trabalho do designer, um raro exemplo de conciliação entre design acessível e autoral.

 

O livro é dividido em quatro artigos. Maria Cecília Loschiavo dos Santos, importante pesquisadora do setor, escreve sobre a trajetória de Jaeger, que acompanha até mesmo como consumidora. Marili Brandão, que, como curadora, expôs peças de Jaeger há mais de 20 anos, detalha a relação delas com a sustentabilidade e o envolvimento de Yáskara Idemori Jaeger, companheira e sócia de Fernando Jaeger e diretora criativa da marca, desde a estruturação do negócio até seu olhar e a aproximação com o artesanato. O português Frederico Duarte relembra a participação do autor brasileiro numa exposição em Lisboa, da qual foi curador. Por fim, o editor desta publicação, Fernando Serapião, traçou um perfil profissional do designer.

 

Os textos estão envolvidos por um ensaio visual com fotos de Felipe Jaeger e design gráfico de Zé Renato Maia; este último, o diretor de arte que acompanha, há mais de uma década, Fernando Jaeger.


Sobre:


Designer

 

Fernando formou-se em desenho industrial pela UFRJ em 1980. Desde os primeiros trabalhos, sempre se interessou pelo uso da madeira e pela arte das pessoas que passam horas depurando os detalhes de uma peça. Um conhecimento que desenvolveu durante as muitas visitas a pequenos fabricantes de móveis no interior do Brasil, em busca de fornecedores que pudessem executar seus projetos e produzi-los em escala.

 

Ele encontrou muitos pelo caminho. De Rondônia ao Rio Grande do Sul, hoje 15 indústrias trabalham com o designer, algumas delas desde o início, há mais de 30 anos. E ele foi mais longe.

 

O interesse e a curiosidade por novas técnicas e materiais o levaram a descobrir outras possibilidades que o design oferece. Fernando também gosta da plasticidade e da leveza do metal. Adora cores e tintas a pó. Utiliza couro em suas peças há muitos anos. Desenvolve tecidos, cria novas estampas e afina tonalidades -- e aqui há um pendor especial.

 

Antes de tudo, porém, Fernando é um curioso. Antes de qualquer projeto, um pesquisador contumaz. Mais recentemente, não por acaso, ele descobriu o mármore e a diversidade que esse material oferece. Experimentou a palha e a corda náutica. Transformou tudo em matéria-prima e produto.

 

O resultado dessa combinação é um desenho autoral, pensado no dia a dia das pessoas e nas mãos e máquinas que trabalharão diferentes materiais. Um produto que, não raro, carrega uma característica artesanal expressiva até mesmo nos processos mais industriais.

 

Hoje, de norte a sul do país, mais de 15 indústrias atuam diretamente com o designer. Fernando possui cinco lojas: quatro em São Paulo e uma no Rio de Janeiro. As lojas estão divididas em duas linhas: Fernando Jaeger Atelier e FJ -- Pronto pra levar! Na primeira, Fernando Jaeger Atelier, é onde o cliente pode participar da concepção da sua peça -- escolhendo os acabamentos, as medidas e os tecidos. Já a segunda, FJ -- pronto pra levar, é uma linha mais jovem e, como o próprio nome já diz, reúne peças prontas para levar para casa, literalmente! São, portanto, duas potências que possuem em conjunto um acervo de quase 300 produtos (entre móveis e acessórios). Há modelos clássicos, que há anos continuam em produção, e novos surgindo a cada dia. Fernando Jaeger traça sempre um contraponto entre o antigo e o contemporâneo, tornando assim sua assinatura atemporal.

 

As lojas

 

FJ - Pronto pra Levar!


Fernando Jaeger criou uma linha diversa e exclusiva de mobiliário para pronta entrega, desenvolvida especialmente para as lojas da marca FJ | Pronto para levar. Uma coleção inspirada no dia a dia das pessoas e nas várias possibilidades de combinação entre cores, texturas e diferentes materiais. São peças de dimensões menores, que se encaixam nas novas formas de morar, com um espírito mais jovem e descolado.

 

Fernando Jaeger Atelier


A coleção Fernando Jaeger Atelier valoriza a madeira e o trabalho de marcenaria fina, atenta aos detalhes e presente no todo. Uma proposta que revela o interesse pela arte dos mestres marceneiros e traz o olhar autoral do designer para a produção em série, conferindo expressão e identidade ao móvel. Nas lojas Atelier, Fernando explora o conhecimento que acumulou ao longo de 39 anos pesquisando as diferentes aplicações da madeira. Uma busca que o levou ao interior de diversas regiões do país e deu origem a um modelo de produção 100% nacional. O resultado é uma linha variada de móveis feitos sob encomenda, que podem ser customizados pelo cliente a partir da escolha da madeira e do tecido que será utilizado. Uma proposta que atravessa o tempo e não se prende a tendências e estilos. Que abre espaço para as suas preferências e deixa a sua casa com o seu jeito de ser.

 

Editora Monolito

 

Fundada em 2010 por Alessandra Ramos Serapião e Fernando Serapião, a Editora Monolito, sediada em São Paulo, é especializada em livros e coleções sobre design, arquitetura, urbanismo e paisagismo. Entre os livros que publicou, destaca-se Adolf Franz Heep: um arquiteto moderno, escrito por Marcelo Barbosa e premiado em 2019 pelo IAB/SP, e Centro Cultural São Paulo: Espaço e Vida, de Fernando Serapião, finalista em 2013 do prêmio Jabuti.

 

Além dos livros, a editora também é responsável pela coleção Monolito, que já publicou, desde 2011, mais de 50 números. Em 2016 ela foi premiada pela 10ª Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) como a melhor publicação periódica editada nos países ibero-americanos. Trata-se de uma coleção de monografias sobre design, arquitetura, urbanismo e paisagismo que, em cada edição, apresenta um tema, que pode ser a obra de um arquiteto, um grupo de edifícios em um determinado lugar ou um tipo de edificação, como casas ou museus. Ela é bilíngue (inglês/português), tem periodicidade bimestral e é impressa em papel certificado.

 

A edição está a cargo de Fernando Serapião, curador e editor com experiência de mais de 25 anos no setor, sendo laureado como autor, em 2012, com o Prêmio Jabuti. O conselho editorial da coleção é formado por: André Corrêa do Lago, diplomata, crítico de arquitetura e membro júri do Prêmio Pritzker; Agnaldo Farias, crítico de arte e professor da FAU/USP; Carlos Wendel Magalhães, diretor do Museu da Casa Brasileira; Cristiano Mascaro, fotógrafo; e Mauro Munhoz, organizador da Festa Literária de Paraty (Flip).

 

Serviço


LANÇAMENTO - “FERNANDO JAEGER --QUDÉCADAS DE DESIGN”


Data: 16/11


Horário: 18h às 22h


Local: Atelier Fernando Jaeger


Endereço: Rua Tavares Bastos, 433 - São Paulo


Onde comprar: Editora Monolito


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem