"O reconhecimento que recebemos nos deixa extremamente felizes. Este é o começo de uma jornada internacional não apenas para o filme, mas também para a redescoberta de Lupicínio Rodrigues e sua legião de fãs e admiradores. Agora, eles terão a oportunidade de apreciar aspectos da vida do compositor e sua musicalidade, que eram pouco conhecidos até então", comentou o diretor.
Enquanto não estreia no Curta!, a produção percorre festivais e vem recebendo reconhecimento do público. O documentário já marcou presença, entre outros, no In-Edit Brasil 2023, na 46ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, no 17º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, na 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, no 17° Festival MIMO de Cinema e no 12º Philadelphia Latino Film Festival.
O filme celebra o legado poético de Lupicínio Rodrigues, investiga sua contribuição musical e o contexto histórico da época. O compositor nasceu no Rio Grande do Sul, em 1914, e é autor de sucessos que ultrapassam gerações como “Nervos de Aço” e “A Vingança”. O documentário é uma produção da Plural Filmes e foi viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual.
Sobre o Grupo Curta!
O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;
O Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde.
Legenda: A vida do compositor e sua musicalidade são tema de 'Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor', de Alfredo Manevy (Crédito: Divulgação/Curta!)
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário